PROFESSORES OUVINTES E SUAS REPRESENTAÇÕES: UMA IMAGEM DO ALUNO SURDO

Autores

  • Carlos Átila Lima dos Santos;Gracy Kelly Amaral Barros; Ligiane de Castro Lopes

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos dos professores ouvintes acerca dos alunos surdos e seu ensino. Adotamos como referencial teórico Silva (2011), Lane (1992), Quadros e Perlin (2006), Sá (2002), Skliar (2006), Silveira (2011), Strobel (2008) que discutem o tema da surdez e das representações sociais. Analisamos a repercussão da Lei de Libras 10.436\02 e do Decreto 5.626\05 na formação desses professores. Para tanto, realizamos entrevistas com dezessete profissionais, incluindo professores e diretores de duas escolas do município de Caucaia. Os resultados revelaram que a maioria dos professores cursou a disciplina de Libras, na época da sua graduação, entretanto, apresentam lacunas em sua formação, no que se refere ao conhecimento da cultura surda, da  Libras e da educação de surdos. Concluímos que a Lei 10.436\02 e Decreto 5.626\05 trouxeram avanços como o reconhecimento da Libras, a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, entretanto, no âmbito da rede regular de ensino, há muito o que ser discutido nas escolas a fim de garantir uma efetiva inclusão dos alunos surdos.

Palavras-chave: Representações sociais; Professor ouvinte, Libras, Educação


Referências

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Publicado

2018-08-19