Práticas de significância da música sampleada

Autores

  • Cássio de Borba Lucas
  • Alexandre Rocha da Silva

Resumo

Este artigo se estrutura a partir de três objetivos centrais. Primeiro, retomar a noção de significância como proposta para os estudos artísticos e linguageiros com um foco duplo na intertextualidade e na produtividade semiótica dos objetos analisados, buscando um além/aquém da significação em suas acepções tradicionais. Segundo, apresentar a noção de sampleamento, retomando definições e descrevendo uma breve pré-história até chegar às práticas contemporâneas da música sampleada. Terceiro, apresentar algumas destas práticas correntes associadas ao sampleamento (o crate digging, o sample hunting e o sample sampling) que apontam para três tipos de produtividade (transcriativa, associativa e intersemiótica) que compreendemos como aspectos da significância da música sampleada. Resulta disto uma contribuição para o pensamento contemporâneo da música como linguagem artística que conjuga intertextualidades em um processo de produção irredutível à transmissão de conteúdos.

Palavras-chave: Música sampleada. Significância. Tradução.

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Publicado

2017-10-25

Como Citar

Lucas, C. de B., & da Silva, A. R. (2017). Práticas de significância da música sampleada. Revista Vazantes, 1(2), 136–150. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/20501