Alexander McQueen entre a Moda, o Cinema e a Dança

  • Tarcisio D'Almeida Prof. Dr. Curso de Design de Moda da UFMG
  • Clarisse Gomes de Paula Curso de Medicina da UPE
Palavras-chave: Moda e Arte, Moda e Cinema, Moda e Dança, Linguagens Artísticas, Alexander McQueen

Resumo

O ato de pensar sobre as contaminações existentes e praticadas entre linguagens artísticas nos servem para compreender as simbioses e conectividades que as expressões artístico-culturais propiciam ao se entrecruzar, por exemplo, moda com cinema e dança. É a partir desse enlace que esse artigo pretende expor o quão dos movimentos e expressividades dos corpos, das imagens constituídas e sobrepostas na moda do estilista Alexander McQueen, com sua coleção Deliverance (primavera-verão 2004), dialoga com outras matizes artísticas que se combinam para ilustrar uma narrativa estética da moda mcqueeniana em dialogia com o cinema e com a dança. Para compreender a sensibilidade criativa de McQueen nosso aporte teórico advém, essencialmente, de autores da filosofia e da sociologia, tais como Gilles Lipovetsky e Zigmunt Bauman para pensarmos sobre hipermodernidade, contemporaneidade, assim como no conceito sobre ‘bricolage’ que aparece em Claude Lévi-Strauss.

Biografia do Autor

Tarcisio D'Almeida, Prof. Dr. Curso de Design de Moda da UFMG

Professor do Curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG); Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); autor do livro Moda em Diálogos: Entrevistas com Pensadores (Memória Visual, 2014) e de inúmeros artigos para a imprensa.

Clarisse Gomes de Paula, Curso de Medicina da UPE

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich-UFMG); e, atualmente, aluna do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Publicado
2020-12-24
Como Citar
D Almeida, T., & Paula, C. G. de. (2020). Alexander McQueen entre a Moda, o Cinema e a Dança. Revista Vazantes, 4(2), 168-186. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.2.60962