Visualizing Vertov

[Vertov sob Visualização / Visualizando Vertov]

Autores

  • Coletivo Intervalos & Ritmos (#ir!) UFCE
  • Lev Manovich CUNY

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.1.24

Palavras-chave:

Vertov, Digital, Visualização de Dados, Estética Cinematográfica, Mídia Comparada

Resumo

Este ensaio, escrito por Lev Manovich, debate dois filmes de Dziga Vertov através de técnicas para visualização de dados. Manovich argumenta que aquele desejo de Vertov por uma “linguagem gráfica” antecipou o trabalho recente de artistas visuais e designers que utilizam a análise computacional e a computação gráfica para visualizar padrões em obras artísticas. Ainda, como uma resposta digital ao que Vertov teorizou como Cine-Olho, o trabalho de Manovich explora como as novas técnicas de visualização podem nos auxiliar a compreendermos diferentemente o cinema, revelando padrões e dimensões que são impossíveis ou difíceis de se estudar através dos métodos estabelecidos nas análises cinematográficas. Manovich então revela toda uma nova ciência e estéti- ca do cinema através de conjuntos de dados, mapas, padrões e gráficos que se encontra latente na imagem da película.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

(#ir!), C. I. & R., & Manovich, L. (2020). Visualizing Vertov: [Vertov sob Visualização / Visualizando Vertov]. Revista Vazantes, 4(1), 228–266. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2020.1.24