A INFLUÊNCIA DA MARÉ NO SISTEMA DE AMOSTRAGEM DE PEIXES NO ESTUÁRIO DO RIO TIBIRI, SÃO LUIS, ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v34i1-2.11725Palavras-chave:
amostragem, ictiofauna, regime de marés, Estado do Maranhão.Resumo
A influência do regime de marés sobre a comunidade de peixes em igarapés do Rio Tibiri, São Luis, Estado do Maranhão foi investigada. O modelo linear apresentou melhor reajuste da diversidade em relação à amplitude de marés, mas não prognostica a diversidade em dias com valores inferiores a 2,8 m, faixa em que esta variou de 0,25 a 1,1 bit, com média 32% menor que a amplitude de maré acima de 2,9 m. A captura em número de indivíduos e em peso não apresentou variação correlacionada com a maré. Para padronizar a metodologia de coletas na região e viabilizar a comparação de informações, indica-se que datas com maré de sizígia devem ser preferenciais para estudos sobre associações ícticas presentes no estuário. Datas com maré de quadratura são indicadas para coletas visando àDownloads
Downloads
Publicado
2017-04-10
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).