HÁBITO ALIMENTAR E MORFOLOGIA DO TRATO DIGESTIVO DE ALGUNS PEIXES DE POÇAS DE MARÉ, NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30911Palavras-chave:
peixes, poças de maré, hábito alimentar, morfologia do trato digestivoResumo
Os peixes recifais apresentam grande variedade de adaptações para alimentação, considerando a maior diversidade de formas entre os peixes recifais. Esses peixes podem ser divididos em quatro grandes categorias de acordo com as táticas alimentares: detritívoros, varredores, herbívoros e carnívoros. O modo de alimentação e o tipo de alimento estão diretamente relacionados com a forma do corpo e o aparato digestivo, facilitando a captura e a deglutição da presa sem dificuldade. O presente trabalho tem como objetivo descrever quanto a morfologia do aparelho digestivo e ao hábito alimentar de espécies que ocorrem no litoral cearense. Os peixes foram coletados com rede de nylon e/ou arpão através de mergulho livre em poças de maré. Foi feita a caracterização anatômica-bucal e do todo trato digestivo e posteriormente a análise quantitativa do conteúdo estomacal. Foram analisados 107 estômagos referentes a 23 espécies pertencentes a 16 famílias. Semelhanças com a literatura foram observadas quanto ao hábito alimentar de algumas espécies, como a Sparisoma spp. e Lutjanus spp. As estruturas anatômicas de Haemulon plumieri e Lutjanus apodus corresponderam ao hábito alimentar carnívoro, ou seja, apresentaram estômago grande e muscular, cecos pilóricos e intestino curto, enquanto Anisotremus virginicus, Bagre marinus e Labrisomus nuchipinnis apresentaram estruturas que divergiram com sua classificação trófica, como ausência de cecos pilóricos e intestino relativamente longo para espécies carnívoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).