CAPTURAS DA SARDINHA-VERDADEIRA, Sardinella brasiliensis (STEINDACHNER)(OSTEICHTHYES: CLUPEIDAE) E DA FAUNA ACOMPANHANTE, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31357Palavras-chave:
sardinha-verdadeira, fauna acompanhante, ciclo de produção, espécies associadas, espécies predadoras, Rio de Janeiro (Brasil)Resumo
Este trabalho trata das capturas da sardinha-verdadeira, Sardinella brasiliensis (Steindachner) e da fauna acompanhante, ao longo da costa do estado do Rio de Janeiro (Brasil), com base nos desembarques registrados em mapas-de-bordo no período de 1993-1997. Os índices de abundância média da sardinha-verdadeira e da fauna acompanhante fora 6,1 t/lance e de 2,2 t/lance, determinando uma razão de captura igual a 1,0:0,4. O ciclo anual das capturas compreende períodos de maior produção e abundância nos meses de abril-junho (outono) e de menor produção e abundância nos meses de julho-setembro (inverno). Há um certo paralelismo entre os ciclos de produção e abundância da sardinha-verdadeira e de sua fauna acompanhante. Nos cardumes, as principais espécies associadas são savelha, Brevoortia aurea (Spix), sardinha-boca-torta, Centengraulis edentulus (Cuvier) e sardinha-laje, Opisthonema oglinum (Le Sueur). Os predadores mais importantes são cavalinha, Scomber japonicus (Houttuyn), xerelete, Carangoides crysos (Mitchill) e bonito-pintado, Euthynnus alletteratus (Rafinesque). O bonito-barriga-listrada, Katsuwonus pelamis (Linnaeus), é um importante predador da sardinha-verdadeira, as escapa dos cercos das traineiras.