DISTRIBUIÇÃO DE ALGAS MARINHAS NO LITORAL DE FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v31i1-2.31371Palavras-chave:
algas marinhas, distribuição, afinidade floristica, similaridade, Estado do Ceará.Resumo
A ocorrência e distribuição das algas marinhas foi estudada em sete bancos do litoral de Fortaleza. As áreas estudadas foram as seguintes: I- Goiabeiras; li - Pirambu; III - Diários; IV- Meireles; V- Farol; VI- Caça e Pesca e VII- Sabiaguaba. Um total de 196 espécies foram identificadas: 30 Chlorophyceae, 23 Phaeophyceae, 141 Rhodophyceae e 2 Cyanophyceae.
O banco do Farol contribuiu com o maior número de táxons, 180 espécies. Algumas espécies são comuns em todas as áreas, enquanto outras são exclusivas de um determinado banco. O índice de Cheney de 8,03 indicou uma forte afinidade tropical. Um total de 90,47% das áreas exibiram similaridade de espécies maior que 50%, indicando uma distribuição
alga! relativamente homogênea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).