QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA AREIA E ÁGUA DE DUAS PRAIAS DO LITORAL CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v48i2.5846Palabras clave:
água costeira, areia de praia, coliformes termotolerantes, Escherichia coli, Enterococus spp., leveduras.Resumen
A qualidade microbiológica da água costeira e da areia de praia, principalmente aquelas localizadas em áreas de grande desenvolvimento urbano e industrial, deve ser uma preocupação constante dos órgãos públicos. No período defevereiro a maio de 2012, foi realizado o monitoramento das Praias do Iguape e do Presídio, ambas em Aquiraz, Ceará. Os objetivos da pesquisa foram comparar quantitativamente a microbiota bacteriana presente nas águas do mar e em suas extensões de areia seca e molhada. Foram avaliados para a água e areia: os NMP de Coliformes Termotolerantes (CTT), Escherichia coli(E.coli), Enterococcus spp. (ENT), e a contagem de leveduras no sedimento. A técnica usada paraestimar a população de CT, E.coli e Enterococcusspp, foi a dos tubos múltiplos e o método de Contagem Padrão em Placas (CPP) para determinar a população das leveduras. De acordo com os resultados obtidos, a água e areias seca emolhada da Praia do Iguape apresentaram uma situação de risco maior do que as da Praia do Presídio. A areia seca se evidenciou mais contaminada do que a areia molhada. Recomenda-se uma ação eficaz de monitoramento pelas autoridades sanitárias no sentido de eliminar as fontes de contaminação por bactérias patogênicas ao homemDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-12-01
Cómo citar
Monteiro, D. T. L., Catter, K. M., Rocha, R. dos S., Filho, A. A. F., & Vieira, R. H. S. dos F. (2015). QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA AREIA E ÁGUA DE DUAS PRAIAS DO LITORAL CEARENSE. Arquivos De Ciências Do Mar, 48(2), 41–48. https://doi.org/10.32360/acmar.v48i2.5846
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).