ESTIMATIVA DA DESCARGA FLUVIAL PARA OS ESTUÁRIOS DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Mauricio Mussi Molisani Bolsista do Programa de Desenvolvimento Cientifico e Regional (FUNCAP/CNPq), Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
  • André Luiz Viana Cruz Bolsista CNPq e Mestrando do Departamento de Geologia, Universidade Federal do Ceará, CEP: 60455-760, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Luís Parente Maia Professor Adjunto do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6173

Palavras-chave:

estuário, descarga fluvial, modelagem numérica.

Resumo

O presente estudo visa à aplicação de equações semi-empíricas para a estimativa quantitativa e qualitativa da descarga fluvial para os estuários do Estado do Ceará. A transferência de água doce para os estuários está relacionada em parte às condições meteorológicas da região que apresentam uma grande variabilidade na intensidade de chuvas, sendo os fluxos de muitos dos rios para os respectivos estuários intermitentes durante o período da seca. Do mesmo modo, a maior parte dos rios do Estado do Ceará vem sofrendo profundas modificações nas suas características devido à construção de açudes que em muitos casos torna a vazão dos rios para os estuários controlados pela afluência dos açudes de acordo com a rotina de operação das barragens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Como Citar

Molisani, M. M., Cruz, A. L. V., & Maia, L. P. (2017). ESTIMATIVA DA DESCARGA FLUVIAL PARA OS ESTUÁRIOS DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL. Arquivos De Ciências Do Mar, 39(1-2), 53–60. https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6173

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.