MATRIX MODELS FOR ANALYZING THE POPULATION DYNAMICS OF THE BRAZILIAN MANGROVE CRAB Ucides cordatus L. (DECAPODA: UCIDIDAE)

Modelos matriciais para a análise da dinâmica populacional de Ucides cordatus L. (Decapoda: Ucididae)

Autores

  • Marcos de Miranda Leão Leite Universidade Federal do Ceará
    • Dalva Maria Silva-Matos Universidade Federal de São Carlos
      • Raquel Negrão Baldoni Universidade Federal de São Carlos
        • José Roberto Feitosa-Silva Universidade Federal do Ceará
          • Cynthia Yuri Ogawa Universidade Federal do Ceará - UFC
            • Luís Ernesto Arruda Bezerra Universidade Federal do Ceará

              DOI:

              https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.93441

              Resumo

              Ucides cordatus é um recurso pesqueiro dos manguezais da costa brasileira e declínios de suas populações têm sido reportados em diferentes regiões do país. No presente trabalho, foi utilizado um modelo matricial para dar suporte à compreensão da dinâmica de uma população dessa espécie. O estudo foi realizado no manguezal do rio Jaguaribe, estado do Ceará, nordeste do Brasil. Os espécimes foram amostrados mensalmente entre julho de 2011 a junho de 2012. Os caranguejos foram coletados por meio do uso de armadilhas tipo forjo. Para a análise matricial foi utilizado o modelo proposto por Lefkovich, baseado na estrutura de tamanho/estágios. Para isso, os animais tiveram a largura do cefalotórax mensurada por meio de um paquímetro de aço de precisão de 0.05 mm. Foram amostradas 223 fêmeas. A média da largura do cefalotórax foi de 48.4 mm. O resultado da modelagem matricial indicou que a população analisada encontra-se em expansão (λ=1.30) e que as taxas vitais relativas à sobrevivência e crescimento são cruciais para a manutenção da população.

              Palavras-chave: Dinâmica populacional; manejo pesqueiro; demografia.

              Downloads

              Publicado

              2024-05-23

              Edição

              Seção

              Artigos originais

              Como Citar

              MATRIX MODELS FOR ANALYZING THE POPULATION DYNAMICS OF THE BRAZILIAN MANGROVE CRAB Ucides cordatus L. (DECAPODA: UCIDIDAE) : Modelos matriciais para a análise da dinâmica populacional de Ucides cordatus L. (Decapoda: Ucididae). (2024). Arquivos De Ciências Do Mar, 57(1). https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.93441