THE EXOTIC BIVALVE Electroma vexillum (REEVE, 1857) (BIVALVIA: VULSELLIDAE) ON THE BRAZILIAN COAST
O bivalve exótico Electroma vexillum (Reeve, 1857) (Bivalvia: Vulsellidae) na costa brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36517/acmar.v58i1.95522Resumo
A presença do bivalve do Oceano Índico e do Mar Vermelho Electroma vexillum (Reeve, 1857) foi observada pela primeira vez nas costas do Ceará e Piauí. A presença de Electroma vexillum foi registrada em associação com resíduos sólidos depositados na zona de arribação, amostras de algas e angiospermas marinhas, em praias arenosas, recifes de arenito e bancos areno-lamosos em áreas estuarinas. Pescadores locais também relataram a presença do bivalve aderido a redes e outros equipamentos de pesca. E. vexillum apresenta conchas inequivalves, com a valva esquerda sendo achatada e a valva direita convexa, sobrepondo a esquerda. O comprimento médio dos espécimes foi de 7,8 mm, com uma relação média de comprimento/altura (C/A) de 1,36 mm. Investigações adicionais são necessárias para avaliar o impacto ecológico deste bivalve, que já causou danos às estruturas de cultivo de ostras em sua área nativa. As potenciais consequências para a fauna nativa, os ecossistemas costeiros e as instalações de maricultura no Brasil geram preocupações, ressaltando a urgência de um monitoramento contínuo e de esforços de mitigação. A recente descrição de Electroma electra Simone, 2024 é discutida.
Palavras-chave: Espécie exótica. Lixo marinho. Ecossistemas costeiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos de Ciências do Mar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).