ROUSSEAU: APORIAS DA AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2019n15id43139Palabras clave:
Liberdade, Participação, Autonomia, Democracia, RepublicanismoResumen
A festa acabou, o povo sumiu. O tricentenário do nascimento de Jean-Jacques Rousseau oferece poucos motivos para festejar. Mesmo empregando uma matriz de legitimidade democrática, no Contrato social, Rousseau não desenvolve perspectivas favoráveis para o futuro. O artigo examina a avaliação paradoxal do republicanismo moderno, mostrando a radicalidade com a qual Rousseau desenvolve o princípio da autonomia do cidadão – sacrificando-a finalmente em nome da autenticidade do indivíduo. Com essas aporias torna-se evidente como Rousseau poderia ser ao mesmo tempo protagonista da autonomia política e descobridor da autenticidade moderna. Nesse sentido, a obra de Rousseau não escapa da dialética do iluminismo.
Descargas
Citas
FERRARA, Alessandro. Modernity and Authenticity: A Study of the Social and Ethical Thought of Jean-Jacques Rousseau. New York: State University of New York Press, 1992.
FORSCHNER, Maximilian. Rousseau. Freiburg: Alber Verlag, 1977.
FREITAS, Jacira de. Política e festa popular em Rousseau: a recusa de representação. São Paulo: Humanitas, 2003.
HERB, Karlfriedrich. Rousseaus Theorie legitimer Herrschaft. Voraussetzungen und Begründungen, Würzburg: Königshausen und Neumann, 1989.
_______. Luz e sombra. O público e o privado em Jean-Jacques Rousseau e Hannah Arendt, in: Philósophos. Revista de Filosofia 7 (2002) 75-90.
IINSTON, Kevin. Rousseau and Radical Democracy. London: New York, 2010.
KUSTER, Friederike. Rousseau – Die Konstitution des Privaten. Zur Genese der bürgerlichen Familie. Berlin: De Gruyter, 2005.
MANIN, Bernard. Principes du gouvernement représentatif. Paris, 1996.
NASCIMENTO, Milton Meira do. A farsa da representação política: Ensaios sobre o pensamento político de Rousseau. São Paulo: Discurso Editorial, 2016.
REIS, Helena Esser dos. Rousseau, um democrata radical? In: Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2) (2019).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Oeuvres complètes. Ed. B. Gagnebin e M. Raymond. Paris: Gallimard, 1959 ss.
STAROBINSKI, Jean. Rousseau. Jean-Jacques Rousseau: A Transparência e o obstáculo. Seguido de sete ensaios sobre Rousseau. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
TALMON, Jacob L. The Origins of Totalitarian Democracy. Boston, 1952.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).







