Homem e religião no Movimento Neohegeliano de Esquerda: Uma leitura de Bruno Bauer, Max Stiner e Ludwig Feuerbach
DOI:
https://doi.org/10.30611/2014n4id5179Resumo
O presente artigo pretende apresentar as filosofias de Bruno Bauer, Max Stirner e Ludwig Feuerbach, em especial suas ideias acerca do homem e da religião. Entendemos que tais pensadores foram, durante muito tempo, na história do pensamento ocidental, relegados ao esquecimento, especialmente devido à crítica de Marx aos mesmos. A maior dificuldade em desenvolver esta pesquisa foi o acesso à bibliografia dos autores em questão. Porém, procuramos realizar uma leitura imanente das obras que tivemos acesso, bem como de pesquisadores renomados sobre o movimento neohegeliano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-10-06
Como Citar
OLIVEIRA, Renato A. de. Homem e religião no Movimento Neohegeliano de Esquerda: Uma leitura de Bruno Bauer, Max Stiner e Ludwig Feuerbach. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 4, 2016. DOI: 10.30611/2014n4id5179. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5179. Acesso em: 18 jul. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Filosofia e Religião
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).