PARA ALÉM DO IDEALISMO E DO MATERIALISMO: O CONCEITO HEGELIANO DE DIALÉTICA E A CRÍTICA DE MARX ÀS ‘MISTIFICAÇÕES’ HEGELIANAS

Autores/as

  • Andreas Arndt

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n18id61179

Palabras clave:

Hegel, Marx, Dialética, Idealismo, Materialismo

Resumen

A contribuição lança um olhar crítico sobre a crítica de Marx à concepção hegeliana de dialética. A interrogação fundamental do artigo é se Marx logrou desenvolver um conceito alternativo de dialética materialista frente à dialética idealista de Hegel. Uma ampla tradição dos estudos marxistas defendeu a possibilidade de extrair d‟O Capital uma dialética materialista. O problema de fundo é a discussão do status da lógica frente à filosofia real. O artigo rejeita essa possibilidade na medida em que discute criticamente o status da lógica frente à filosofia real, chegando com isso ao resultado que a aplicação de figuras da dialética hegeliana está situada no contexto da filosofia real e não serve para a fundamentação de uma dialética materialista alternativa que corresponda ao status da lógica hegeliana. O uso de figuras da dialética hegeliana por Marx não vai além do próprio uso que Hegel faz dessas figuras no desenvolvimento de sua própria filosofia real.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-25

Cómo citar

ARNDT, Andreas. PARA ALÉM DO IDEALISMO E DO MATERIALISMO: O CONCEITO HEGELIANO DE DIALÉTICA E A CRÍTICA DE MARX ÀS ‘MISTIFICAÇÕES’ HEGELIANAS. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 18, p. 25–38, 2020. DOI: 10.30611/2020n18id61179. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/61179. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Conexão Hegel-Marx: Novas Leituras