Adoecimentos e litígios trabalhistas em Call Centers
análise dos processos Judiciais eletrônicos na 13ª Região da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.36517/ep.v11i.93948.2025Parole chiave:
Processos. Trabalho. Call Centers.Abstract
Este estudo visa analisar as práticas de controle e monitoramento em call centers, com base em uma investigação de processos judiciais acessados via o Processo Judicial Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. Metodologicamente, a pesquisa emprega a análise documental de processos judiciais, contextualizando as práticas de controle observadas com teorias existentes sobre gestão em call centers. O estudo considera as contribuições de Holman e Fernie (2000) sobre a lógica de maximização da produtividade nesses espaços e de Chalhoub (2012) sobre o uso de processos judiciais como fontes na pesquisa histórica. Os processos estudados levantam questões importantes sobre a privacidade, a autonomia e os impactos psicológicos e sociais dos trabalhadores em ambientes altamente vigiados. Os resultados apontam para uma cultura organizacional marcada pelo controle extremo, que pode resultar em práticas abusivas e impactos negativos na saúde mental dos operadores.
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