SIMULAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
O currículo do curso de graduação em Ciências Biológicas, desde sua instituição em 1970, possui disciplinas que permeiam todas as áreas de atuação de um biólogo, desde o ensino de ciências à pesquisa científica e ao gerenciamento ambiental. A diversidade de temas e dificuldade em conciliar o tempo em um curso de caráter integral, podem dificultar a experiência dos alunos com a realidade profissional de um biólogo atuante em gestão ambiental. A disciplina de Flora Brasileira: diversidade, conservação e manejo, surge em 2014 e possui como um dos objetivos, contextualizar profissionalmente os alunos, em temáticas de gestão ambiental, uma vez que um dos trabalhos da disciplina possui caráter de simulação, onde os alunos apresentam projetos de planos de manejo de espécies para “órgãos estatais”. É neste cenário que me insiro neste trabalho; como aluna de pós-graduação em ecologia e recursos naturais e cursando estágio à docência. Participei dinamicamente da disciplina e foi na fase avaliativa que aconteceram as simulações. Na apresentação final dos alunos, eu, a professora titular e o monitor da disciplina, atuamos como funcionários de órgãos estatais, os quais poderiam “aprovar” ou “rejeitar” o projeto apresentado; os alunos assumiam o papel de biólogos e especialistas em gestão ambiental. Durante a avaliação foram questionados sobre a viabilidade e execução de seus projetos, suas respostas eram avaliadas e finalmente contabilizadas em notas. Ao término do estágio, os alunos participaram de um questionário discursivo, lhes foi indagado se com o que foi ensinado na disciplina, conseguiram acumular algum tipo de experiência profissional; todos os alunos afirmaram que sim e dentre as palavras mais citadas nas respostas, destaco “atuação”, “profissão” e “gestão”, evidentes na maioria dos argumentos, evidenciando que um dos objetivos da disciplina foi alcançado, os alunos sentem-se em sua maioria, experientes profissionalmente em gestão ambiental.Descargas
Descargas
Publicado
2019-01-01
Cómo citar
MagalhÃes Maciel, A., & Queiroz Matias, L. (2019). SIMULAÇÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 4(5), 3790. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/53204
Número
Sección
XI Encontro de Docência no Ensino Superior
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.