A APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM GRUPOS ESTUDANTIS COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO
Resumo
O seguinte estudo tem como objetivo a análise de células do PACCE que tra-balhem conteúdos acadêmicos que não são abordados e/ou são abordados de ma-neira insuficiente nos cursos de graduação, mas que possuem grande relevância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, demonstrando como a Aprendizagem Cooperativa está inserida neste contexto como uma estratégia de superação para auxiliar o estudo dessas matérias. Ademais, o artigo analisa a dife-rença no desenvolvimento dos universitários antes e depois de se envolverem nes-sas células estudantis e como eles avaliam a importância da Aprendizagem Coope-rativa (AC) nesse processo. A metodologia de trabalho utilizada foi a pesquisa quali-tativa-quantitativa, elaborada por meio de questionários e relatos de experiências, realizada com os membros de célula do PACCE e articuladores que fazem parte do programa, analisando como as atividades são realizadas, como se dão as relações entre os membros e explorando como os pilares da AC auxilia o aprendizado nes-ses grupos e na elaboração dos métodos de ensino, incluindo o impacto causado no sentimento de pertencimento dos membros e na superação das dificuldades que tinham. Com base nos dados coletados dos questionários e dos relatos de experi-ência, concluiu-se que a AC pode exercer papel fundante no desenvolvimento aca-dêmico e profissional de diversos cursos da UFC, além de proporcionar uma atmos-fera empática para execução dessa função.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Oliveira Gomes da Silva, N., Eduardo Moreira Holanda, J., & Ricardo Braga Moura Filho, S. (2019). A APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM GRUPOS ESTUDANTIS COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3805. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54158
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.