A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE EMBASADA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA – PRECE
Resumo
Conhecendo a cultura predominante e o sistema de recompensas de nossa sociedade, em que os alunos são orientados no sentido do trabalho competitivo e individualista, a Aprendizagem Cooperativa surge como uma maneira de superar essa barreira do individualismo e despertar o lado cooperativo das pessoas. Deste modo, este relato, baseado nas experiências vivenciadas pela autora durante o seu primeiro semestre no Projeto “Iniciação à Docência”, um projeto do PRECE, tem o intuito de refletir acerca deste envolvimento observando a Aprendizagem Cooperativa como metodologia de ensino na prática docente. O PRECE é um programa que tem parceria com a Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC CE, e oferece diversas oportunidades de experiência e aquisição de conhecimentos, por meio de atividades teóricas e/ou práticas, a alunos universitários de todos os cursos e semestres que podem participar dos variados projetos do programa. Neste estudo foi utilizado o método qualitativo, em que foi possível assistir aulas nos moldes da Aprendizagem Cooperativa, realizar anotações sobre estas e desenvolver planos de aula utilizando as técnicas cooperativas ensinadas nas formações do projeto. Este relato justifica-se pelo fato da importância dos relatos da prática docente durante o período de graduação dos estudantes de licenciatura, dando enfoque à utilização das técnicas da metodologia da Aprendizagem Cooperativa em sala de aula. Sendo esta uma metodologia muito interessante e ainda pouco divulgada no Brasil, é importante o conhecimento de suas práticas em classe e uma reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos professores com a implementação desta.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Evelyn Reategui Saraiva, A., & Adauto Santiago Neto, F. (2019). A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE EMBASADA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA – PRECE. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3820. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54173
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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