ABORDAGENS EDUCACIONAIS: VIVÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROJETO EU CURTO A UNIVERSIDADE DO PRECE/EIDEIA/UFC
Resumo
O presente trabalho decorre das experiências vivenciadas pela autora por meio do PRECE/UFC (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola - UFC) programa o qual se baseia em cinco premissas bases que são: a parceria professor e estudante, responsabilidade individual, educação emocional, cooperação e ênfase na solidariedade. Mais especificamente, participei do referido programa pelo projeto Eu Curto a Universidade, durante o ano de 2019, na condição de estudante do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará. O principal intuito do trabalho foi destacar os impactos gerados pelo projeto em alunos de ensino médio da rede pública de ensino e, além disso, expor as vivências proporcionadas à autora, tais como: o desenvolvimento de autonomia, aprendizagem cooperativa, educação emocional e solidariedade. Esse relato justifica-se por sua importância no âmbito educacional pois abrange a integração entre escolas públicas e a comunidade universitária e influi diretamente na formação dos estudantes universitários que passam pelo projeto. A pesquisa foi realizada em diversas escolas públicas e na UFC, Campus do Pici, em Fortaleza- CE. Sabe-se que as universidades tem o desafio de preparar bons profissionais hábeis para o mercado de trabalho e o PRECE auxilia nessa perspectiva, além de preparar os universitários para solucionarem as mais diversas problemáticas na sua vida em diferentes âmbitos.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Gomes Bandeira de Melo, C., & Almir Melo da Silva Junior, J. (2019). ABORDAGENS EDUCACIONAIS: VIVÊNCIAS PROPORCIONADAS PELO PROJETO EU CURTO A UNIVERSIDADE DO PRECE/EIDEIA/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3845. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54198
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.