APRENDIZAGEM COOPERATIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: PELAS LENTES DOS ALUNOS DE LICENCIATURA E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Abstract
A cada ano o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) envolve estudantes de diversos cursos da graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), objetivando, por intermédio de suas atividades, construir uma educação na qual o aluno é responsável pela formação do seu conhecimento, bem como passa a se relacionar com a universidade sob uma perspectiva de pertencimento. O presente artigo tem por objetivo pôr em voga a relevância da metodologia da aprendizagem cooperativa (AC), e de seus pilares, na formação dos futuros profissionais de docência, explorando o diferencial que o contato com a AC e com as atividades propostas pelo PACCE provocam na formação dos alunos de licenciatura da UFC. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa. Valeu-se de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos estudantes de licenciatura em suas várias modalidades: bolsistas do PACCE, ainda em ativa e também os que já concluíram sua passagem no programa; membros das células; os que não possuem vínculo qualquer com o programa; além de alunos já formados e em exercício da docência. Por fim, vale ressaltar que as entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise. Consoante ao proposto tanto pelo PACCE, quanto pela metodologia da AC, foi constatado o diferencial na atuação de um profissional e/ou graduando na área da licenciatura no que tange o desenvolvimento de um ambiente empático, comungando com a redução da competitividade dentro dos espaços acadêmicos. Sob essa ótica, o docente que experimentou a AC também rompe com a hierarquização da educação dentro da sala de aula, colocando o aluno como participante ativo do processo educativo. A partir dos resultados dessa pesquisa foi possível constar a influência que a Aprendizagem Cooperativa tem, acerca do pensar de um estudante de licenciatura sobre a educação, e como a AC lhes dá ferramentas de ensino importantes para o seu futuro.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Fernandes Arraes, J., Clara Façanha Alencar, A., Mariah Carvalho Coutinho, H., & Nonato Moura Furtado, R. (2019). APRENDIZAGEM COOPERATIVA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: PELAS LENTES DOS ALUNOS DE LICENCIATURA E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3851. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54204
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.