APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS METODOLOGIAS ATIVAS EMPREGADAS PELOS PROFESSORES DA UFC
Resumo
Este estudo buscou avaliar a aplicação das metodologias ativas por professores da Universidade Federal do Ceará do Campus do Pici e Porangabuçu. Especificamente, verificou-se o desejo da inserção da Aprendizagem Cooperativa (AC) como atividade auxiliar em sala de aula, e, quando a aprendizagem cooperativa é empregada, como a mesma auxilia nas atividades desenvolvidas. A metodologia do trabalho valeu-se de uma pesquisa qualitativa – quantitativa, feita através de entrevistas realizadas com professores, utilizando para isso, questionários padronizados. Visando isso, a pesquisa buscou analisar a dificuldade da inserção da aprendizagem cooperativa no ambiente universitário, utilizando como parâmetro as metodologias ativas aplicadas, e de que forma essa metodologia auxilia no aprendizado dos alunos e facilita a comunicação com os docentes. Os resultados demonstraram que a Aprendizagem Cooperativa contribui para estimular uma maior proximidade entre os docentes e os alunos que cursam a disciplina. A aplicação da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, realizada com o auxílio de metodologias ativas, estimula a cooperação através de atividades, muitas vezes lúdicas, facilitando assim o aprendizado e a sedimentação do conteúdo estudado. Além disso, observou-se que a AC contribuiu para uma diminuição da taxa de evasão de alunos das disciplinas analisadas pelo estudo. Dessa forma, foi possível comprovar que a aprendizagem cooperativa contribui para melhorar a relação aluno/professor e consequentemente, minimiza a taxa de evasão dos alunos de algumas disciplinas, ou até mesmo da universidade. Fazendo com que profissionais capacitados e humanizados sejam formados pela equipe docente responsável.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Rigoberto Barbosa Xavier Filho, R., Wanessa Sales e Silva, M., Sarah Esteves Rodrigues, A., & Audisio Dias Filho, F. (2019). APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS METODOLOGIAS ATIVAS EMPREGADAS PELOS PROFESSORES DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3854. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54207
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.