ATUAÇÃO DO PROJETO AQUARES EM ESCOLAS DE FORTALEZA-CE, UTILIZANDO O AQUARISMO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
O aquarismo é um hobby que remonta à antiguidade e a literatura científica recente relata diversos efeitos terapêuticos sobre pessoas de todas as idades. O Projeto Aquares foi criado em 2016, cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão, e desde então vem atuando em escolas das redes pública e privada de Fortaleza e região metropolitana. Até o momento oito escolas já foram atendidas, totalizando 1600 alunos participantes. As atividades do projeto incluem palestras sobre a importância da aquariofilia como hobby, identificação das principais espécies e sua importância na educação ambiental. Em todas as escolas foram montados aquário permanentes, e foram realizadas oficinas para montagem de aquários com materiais reciclados. As turmas foram visitadas semanalmente, durante um semestre, e foi avaliado o conhecimento dos alunos e professores sobre meio ambiente e aquarismo, no início e ao final do período de execução do projeto. Atividades lúdicas como esquetes teatrais, pinturas e confecção de brinquedos com materiais reciclados também compuseram as metodologias empregadas. Em cada escola atendida foi realizada uma mini-exposição, com aquários com as principais espécies da aquariofilia incluindo peixes, invertebrados e plantas de água doce. Dentre as principais observações destacadas pelos professores, foram o interesse pelo projeto, a mudança de comportamento dos alunos quando foram montados aquários dentro das salas de aula, o maior entendimento de alguns conceitos explicados com o uso do aquarismo como a matemática (conjuntos, cardumes,...), geografia (local de origem das espécies), reciclagem (confecção de aquários e brinquedos com materiais reciclados) e importância da preservação ambiental. A enquete realizada ao final de cada semestre demonstrou que 100% dos alunos e professores gostaram do projeto, e que em torno de 20% dos alunos demonstraram interesse em se tornarem futuros hobbistas.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Renato de Oliveira Cesar, J. (2019). ATUAÇÃO DO PROJETO AQUARES EM ESCOLAS DE FORTALEZA-CE, UTILIZANDO O AQUARISMO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3863. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54216
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.