BRINCANDO EM GRUPO: UMA RELEITURA DO UNO SOB OS PRESSUPOSTOS E TÉCNICAS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Resumo
O estudo desenvolvido neste trabalho tem por objetivo analisar em qual medida o jogo UNO™ promove o individualismo e a competição entre seus jogadores, enquanto busca estabelecer uma proposta alternativa de releitura concisa sobre sua jogabilidade e a possibilidade de realizar adaptações, de forma a incentivar a cooperação entre os participantes. A partir de um estudo teórico-prático, sob abordagens metodológicas diretas e de intervenção em uma Interação, que consiste em uma atividade realizada pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), sendo usada nesse estudo com a finalidade de jogar na prática com os bolsistas do mesmo programa, e das técnicas de trabalho em grupo descritas por Paloma Gavilán e Ramón Alario (2015). Este trabalho apresenta também um estudo de caso teórico-prático com propostas alternativas de jogabilidade e articulação que promovem e estimulam a inclusão, o trabalho em grupo e a sinergia, aspectos essenciais da Aprendizagem Cooperativa, teoria desenvolvida por Johnson & Johnson (1975) que visa estimular diferentes competências organizacionais, pessoais e interpessoais entre indivíduos em um ambiente predominantemente acadêmico. A partir da análise dos dados coletados dos questionários, comprovou-se a eficiência da metodologia utilizada enquanto ferramenta de adaptação e aprimoramento da jogabilidade, conferindo à adaptação o caráter de contraproposta positiva para o jogo, à medida em que colaborou para o desenvolvimento da Responsabilidade Individual, a Interação Promotora e a Interdependência Positiva (pilares da Aprendizagem Cooperativa) entre os indivíduos participantes do experimento.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Breno Alves Barros, A., Martins Braga, A., Rodrigues Firmino, J., & Rosa Vieira, H. (2019). BRINCANDO EM GRUPO: UMA RELEITURA DO UNO SOB OS PRESSUPOSTOS E TÉCNICAS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3865. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54218
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.