DIÁLOGOS NA FRONTEIRA: APROPRIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
Resumo
Esse trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no projeto Eu curto a universidade, que faz parte do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola–PRECE, o programa promove atividades em escolas públicas, propiciando troca de saberes entre universitários e estudantes do ensino fundamental e médio, tendo vários projetos, sendo o Eu curto a universidade um deles, do qual tem como objetivo incentivar alunos de escolas públicas a ingressarem na universidade. Lamentavelmente, o modelo educacional brasileiro ainda segue uma metodologia de submissão do aluno, onde o contexto social, cultural e afetivo pouco é levado em consideração, alunos que concluem os estudos sem ao menos saber interpretar um texto; sem perspectivas, onde o exame nacional do ensino médio - Enem, acaba sendo encarado como uma obrigação para a conclusão dos estudos, tendo assim a universidade como algo distante de suas realidades. Além disso, a conjuntura do país fomenta a hierarquia de classes e de privilégios, o que acaba por definir papeis e esquecer de olhar para o ser humano na sua totalidade e atravessamentos. Diante desse contexto fez-se pertinente refletir acerca da relevância do dialogo horizontal no ambiente escolar, considerando como elemento de impulso a apropriação e a representatividade no campo da educação, buscando embasar a reflexão e contribuir na articulação de transições.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Lais dos Santos Silva, M., & Almir Melo da Silva Junior, J. (2019). DIÁLOGOS NA FRONTEIRA: APROPRIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3876. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54229
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
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