DIFICULDADES PARA A INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS ESCOLAS TRADICIONAIS
Abstract
Este trabalho disserta acerca das experiências vividas pelo autor no Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas – PRECE durante os meses de maio e junho de 2019 em duas escolas no município de Fortaleza, com várias turmas do Ensino Médio e teve como foco o acompanhamento de aulas com aplicação do método da aprendizagem cooperativa. Este relato se justifica pela importância da reflexão sobre o método de ensino atual utilizado na maioria das escolas do Brasil, assim como as motivações e objeções de se utilizar novos métodos para a transmissão do conhecimento em sala de aula e tem como objetivo discorrer uma análise sobre os desafios encontrados no ambiente escolar sob a luz de um estudo bibliográfico acerca da justificativa exposta. Durante a pesquisa notou-se que vários são os entraves para a aplicação de novas metodologias, que parte desde o despreparo do sistema educacional para a recepção desses alunos modernos - uma vez que o modo de ensinar não busca renovação, mas sim manter o que outrora funcionara, porém hoje não possui o mesmo rendimento - à sobrecarga dos educadores, que em inúmeros casos possuem mais de 10 turmas, com aulas curtas que não permitem o empenho do professor em criar novos meios de ensinar ou sequer aplicar alguma coisa nova já pronta. Portanto, torna-se necessário a identificação dessas objeções para que estas sejam superadas, permitindo, assim, aulas mais atrativas aos alunos e que os proporcionem maior aprendizado.Downloads
Downloads
Published
2019-01-01
How to Cite
Oliveira Braga, J., & Adauto Santiago Neto, F. (2019). DIFICULDADES PARA A INSERÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NAS ESCOLAS TRADICIONAIS. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3878. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54231
Issue
Section
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.