EXPERIÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA DE MATEMÁTICA COOPERATIVA
Resumo
O relato apresenta os resultados exitosos obtidos a partir da aplicação da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de atividades matemáticas de assimilação das habilidades do ENEM e na resolução de problemas dessas Competências, com o objetivo de estimular as premissas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) como parceria professor-estudante, solidariedade, educação sócio emocional, cooperação e responsabilidade individual nas células de estudos. A experiência do relato consiste em 3 anos de ações educacionais em Pacajus utilizando aprendizagem cooperativa. Uma das ações foi o projeto Construção Revolucionária de Estudo Cooperativo na Escola (CRESCE). Esse projeto foi uma iniciativa de quatro bolsistas e três voluntários que iniciou em 2017 e consistiu em montar células de estudos de Redação, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas e Linguagens e Códigos. Atualmente o projeto seguiu apenas com matemática, por isso passou a se chamar círculo da matemática, devido a continuação somente da área de matemática do projeto anterior, nesse relato o foco são as atividades na área de matemática. As aulas utilizaram a técnica de ETMFA e suas variações, essa metodologia sempre colocou o estudante no centro da aprendizagem. Nesse processo de aprendizagem, podemos observar membros mais protagonistas e autônomos. Com isso, espera-se que esses os membros consigam ser mais solidários, cooperativos e que ingressem na universidade.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Jose Martins Pereira Filho, M., & Almir Melo da Silva Junior, J. (2019). EXPERIÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA DE MATEMÁTICA COOPERATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3886. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54239
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.