O PLANO DE GESTÃO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO MEMORIAL DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA (PRECE)
Resumo
O trabalho relata a experiência de bolsista e estudante de Biblioteconomia na organização do acervo documental do Memorial do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece) da Universidade Federal do Ceara. O relato tem como por objetivo discorrer sobre as vivencias e as atividades desenvolvidas no Memorial, em particular, àquelas relacionadas ao processo de elaboração do seu plano de gestão. Utilizou-se da observação de reuniões dos bolsistas e da coordenação para entender a relação do funcionamento do Prece, com base nas perspectivas das 5 leis de Shiyali Ramamrita Ranganathan, que fundamenta o trabalho do bibliotecário. Destaca-se que a área da Biblioteconomia apesar de não ser muito conhecida entre a maioria das pessoas é bastante ampla, possibilitando diferentes níveis de atuação para quem consegue finalizar o curso de graduação. Seu campo encontra-se em vários locais como, por exemplo, nas bibliotecas, nos arquivos, em hospitais, nas escolas, em setores administrativos, na restauração e dentre outros ambientes que precisam da presença de um bibliotecário. Pode-se afirmar que as vivências adquiridas no trabalho realizado promoveu uma atitude reflexiva e prática sobre a área da gestão e, portanto, novas aprendizagens para uma graduanda iniciante de curso de Biblioteconomia que com base na organização do plano de gestão pode-se colocar em prática as aprendizagens teóricas de como é realizada a organização e catalogação de um acervo documental do memorial de instituição.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Maciel Brasil, J., & Madja dos Santos Feitosa, A. (2019). O PLANO DE GESTÃO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO MEMORIAL DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À COOPERAÇÃO NA ESCOLA (PRECE). Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3913. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54266
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.