O PROFESSOR ORIENTADOR E O MONITOR: PARCERIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA?
Resumo
1 – INTRODUÇÃO E A QUESTÃO-PROBLEMA. O Programa de Iniciação a Docência (PID) busca emergir no discente a manifestação motivacional ao ensino. Apesar das orientações há uma clara desvirtuação do programa. Os pares usualmente esquecem que o monitor deveria ser tratado como sua própria “sombra”. Deveria por meio de suas ações de docência reforçar os aspectos latentes do indivíduo. O que se pergunta é: tal parceria resulta em aprendizagem cooperativa? 2 - FOCO METODOLÓGICO ADOTADO. Foi aplicado um “survey” junto aos professores contemplados no PID da Universidade Federal do Ceará no biênio 2018-2019, recorrendo ao questionário, o qual aplicado “in loco”, contemplando aspectos de forma a mensurar a conexão da definição de aprendizagem cooperativa. Em seguida os dados foram submetidos ao tratamento estatístico descritivo. Paralelamente, elementos qualitativos foram captados por meio de provocações durante a aplicação do questionário, para reforçar os achados, recorrendo a entrevista semiestruturada, onde os dados foram submetidos a análise de conteúdo, evidenciando as categorias pertinentes. Os registros foram configurados no diário de campo. A validação se calcou no retorno às fontes originárias e também submetido ao crivo de especialistas educacionais. 3 - O QUE OS DADOS REVELARAM PRELIMINARMENTE? Em uma amostra de 83 professores, 61% compartilham os seus momentos de prática de docência em suas disciplinas que ministram: forma de explanação de um assunto, elaboração de atividades escritas, enfrentamento de problemas em sala de aula, construção de questões de provas. No contraste dos resultados, 59% dos monitores corroboraram suas respostas fortalecendo o grau de cooperação de sua aprendizagem no contexto. 4 - UMA REFLEXÃO FINAL. Apesar da divergência em 2%, tal percentual não invalida a forte correlação da aprendizagem cooperativa do docente e monitor, na opinião de 51 docentes e 49 monitores.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Isidro Pereira, F. (2019). O PROFESSOR ORIENTADOR E O MONITOR: PARCERIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA?. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3919. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54272
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.