OS REFLEXOS DA EXPERIÊNCIA COM APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE
Resumo
Este trabalho apresenta a experiência vivenciada pela bolsista do projeto Letras Solidárias, pertencente ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), programa vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o primeiro semestre de 2019, enquanto graduanda do curso de Letras Português da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, este relato tem como objetivo dissertar sobre a atuação na facilitação de oficinas de produção textual modelo ENEM, elaboradas a partir dos conhecimentos adquiridos no âmbito da Aprendizagem Cooperativa, especificamente os cinco elementos dessa metodologia sistematizada pelos irmãos David e Roger Johnson. Além disso, pretende-se refletir sobre como esses componentes podem contribuir para a trajetória profissional do docente, além de expor a importância da cooperação durante a prática docente. A facilitação envolveu, por exemplo, atividades como a construção da parceria aluno-professor, a ministração de aulas e a revisão de redações. As oficinas foram aplicadas em uma escola de ensino médio em Fortaleza – CE, com a turma do 3° ano, entre abril e junho de 2019. Por meio da atuação docente na escola, viabilizada através do PRECE, o crescimento profissional e pessoal foi conquistado, pois o bom relacionamento em grupo, a boa didática e a capacidade de elaborar estratégias diante de situações adversas foram de grande relevância para a licencianda. Sabe-se que no atual modelo educacional são prevalecidas as aulas expositivas e a competição, esquecendo-se da cooperação e da existência de saberes diferentes, por isso, as ações desenvolvidas pelo PRECE mostram-se importantes para a formação docente. Visando a solidariedade, o protagonismo estudantil e a troca de conhecimentos, ultrapassando, assim, antigos paradigmas, o programa tem se mostrado uma ferramenta modificadora do ensino tradicional e modelo para a aplicação do ensino cooperativo.Downloads
Publicado
2019-01-01
Como Citar
Francineiva Ferreira Lima, M., & Portela, A. da S. (2019). OS REFLEXOS DA EXPERIÊNCIA COM APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 4(6), 3929. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/54282
Edição
Seção
XI Encontro de Aprendizagem Cooperativa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.