RECURSOS PARA A BRINCADEIRA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPOS, ESPAÇOS E MATERIAIS
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009) definem as interações e a brincadeira como eixos norteadores das práticas pedagógicas, em contextos de creche e de pré-escola. Este trabalho discorre acerca da brincadeira no cotidiano de um grupo de creche, na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) da UFC. Resulta de reflexões elaboradas na experiência como bolsista na UUNDC, especificamente na turma denominada Infantil 3B, no ano de 2019. A referida experiência permitiu perceber como é fundamental que a presença da brincadeira no cotidiano da Educação Infantil seja intencionalmente planejada. No grupo focalizado neste trabalho, foi observado que a vivência da brincadeira pelas crianças era apoiada por tempos, espaços e materiais pensados para promovê-la, os quais, em conjunto, permitiam que elas vivenciassem diversas experiências de aprendizagem, como as relativas à: 1) socialização entre pares (combinação, conflito e negociação de ideias e alternativas para a ação); 2) realização de escolhas (como e com quem brincar - em quais espaços e com quais materiais e brinquedos) 3) compreensão e construção de regras (no faz-de-conta, ao brincar de ser motorista, professor, pai, mãe etc. Nestas experiências, as crianças vivem uma situação imaginária organizada por regras sociais que estabelecem ações para os papéis representeados.); 4) construção da identidade pessoal e coletiva (quem sou eu, quem sou eu com os outros). Assim, compreende-se que o planejamento de espaços, tempos e materiais para a brincadeira na Educação Infantil é capaz de potencializar a realização de ações que possibilitam a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos (físico, psicológico, intelectual e social).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.