TRILHA DA QUÍMICA: UMA ALTERNATIVA PARA APRENDER ESTEQUIOMETRIA.
Resumo
No ensino tradicional, é comum a alusão ao estudante como uma “folha em branco" e ao professor como um "repetidor”, cuja função é repassar parte de seus conhecimentos adquiridos em anos de estudos. Porém, essa perspectiva vem perdendo espaço, uma vez que está competindo diretamente com a tecnologia, tornando a missão de cativar a atenção dos alunos cada vez mais complicada, pois estes estão quase sempre “desconectados” com a sala de aula e online com a rede mundial de computadores. Por este motivo, vê-se a necessidade de implementar coisas novas em sala de aula. O lúdico pode ser uma estratégia para atrair a atenção dos alunos e, portanto, os bolsistas do PIBID Química UFC desenvolveram um jogo que foi aplicado nas turmas de segundo ano da EEFM Doutor César Cals, com o objetivo de revisar o conteúdo de estequiometria, buscando dinamizar a aula e motivar os estudantes a participar ativamente da atividade proposta. O jogo, chamado “Trilha da Química” é composto por tabuleiro, dados, pinos e cartas. Inicialmente, os alunos são divididos em grupos, compostos por até cinco pessoas, para que a interação seja melhor entre eles. Em seguida, é escolhido um representante do grupo para ser o responsável de jogar os dados, mover os pinos no tabuleiro e sortear uma pergunta para ser respondida pelo grupo, em um determinado tempo. Quando a pergunta não era respondida corretamente os bolsistas e o supervisor faziam uma intervenção para que os estudantes entendessem o assunto. Observou-se uma participação ativa dos alunos constatada pela uma boa aceitação entre os alunos, portanto, é possível dizer que o objetivo da atividade foi atingido. Em algumas turmas, o jogo foi aplicado duas vezes, por solicitação dos próprios alunos, que se sentiram instigados. Diante disso, observou-se que a utilização do jogo foi uma ótima estratégia para aprender estequiometria de forma lúdica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.