O IMPACTO DOS FATORES AMBIENTAIS NA ESTRUTURAÇÃO MORFOANATÔMICA FOLIAR DE PLANTAS COSTEIRAS OCORRENTES NO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
Sobre as areias quartzosas cearenses próximas ao mar, nas dunas, podemos encontrar a vegetação halófita psamófila. Essa vegetação é predominantemente herbácea, sendo representada por espécies resistentes à alta salinidade, escassez de nutrientes do solo, altas temperaturas, alta insolação e elevada mobilidade da areia. Embora levantamentos florísticos tenham sido feito nas regiões das restingas/dunas cearenses as estratégias morfoanatômicas que auxiliam essa vegetação halófita psamófila a lidar com os estresses característicos dessa região (excesso de luz, salinidade e solo arenoso, dentre outros) ainda permanece negligenciado. Dessa forma, a presente proposta visa elucidar as estratégias morfoanatômicas/respostas adaptativas que capacitam as plantas a sobreviverem em tais ambientes. A única característica comum a plantas de ambientes onde há presença de estresse luminoso e hídrico foi a presença de mesofilo compacto. A presença de folhas anfiestomáticas não é algo comum, uma vez que se espera a presença de folhas hipoestomáticas. Além disso, poucas espécies apresentaram células epidérmicas altas e apenas uma apresentou cutícula espessada. Embora mucilagem tenha sido encontrada na epiderme e mesofilo, as células mucilaginosas (idioblastos mucilaginosos) eram esparsas. Não foi visto tricomas em grandes quantidades recobrindo o limbo foliar. Sendo assim, é possível que as adaptações existentes nas plantas que habitam as restingas cearenses sejam mais fisiológicas que anatômicas. Dessa forma, esse trabalho funciona como incentivo à estudos futuros para analisar quais possíveis processos fisiológicos são adotados por essas plantas para que possam persistir em ambientes com alto estresse salino, hídrico e térmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.