O PRINCÍPIO DE DESEMPENHO E A ALIENAÇÃO DOS SENTIDOS NA SOCIEDADE DE CONSUMO: CONSIDERAÇÕES DE HERBERT MARCUSE
Resumo
A manutenção do sistema capitalista está alicerçada na exploração da força de trabalho do trabalhador. É comandada pelo princípio de realidade que, segundo Herbert Marcuse, é determinado como sendo o princípio de desempenho no trabalho, cujo parâmetro se insere nessa sociedade aquisitiva e antagônica, exercendo um forte controle em torno do trabalhador, tornando a sua vida um sofrimento e os seus sentidos alienados. Nesse contexto, os sentidos humanos passam a ser utilizados como instrumentos de árduos desempenhos, alienantes das dimensões éticas, estéticas, psicológicas e intelectuais dos indivíduos. Tal alienação acarreta em uma servidão universal e perda de dignidade, ficando a liberdade humana a mercê de escolhas pré fabricadas. Tomando essas considerações, esse trabalho tem como objetivo discorrer sobre algumas implicações do princípio de desempenho na sociedade capitalista, destacando a dimensão da alienação dos sentidos do homem em decorrência desse principio que é baseado numa sociedade de consumo e que valida a exploração do homem pelo homem. Trata-se de uma pesquisa teórica que, utilizando o método dialético, faz uma análise imanente de duas obras de Marcuse: Eros e Civilização e Contra-revolução e Revolta. Em nossas conclusões parciais, pudemos perceber que Marcuse propõe um rompimento com os padrões de uma sociedade baseada no principio de desempenho que provoca a alienação do trabalhador e do homem de um modo geral pela sociedade do consumo alienando, assim, todos os seus sentidos. Ao mesmo tempo ele advoga a necessidade do resgate das faculdades intelectuais e morais do homem, de forma a atuarem como fundantes de necessidades voltadas para o bem-estar comum e para o fortalecimento de sua razão crítica. Registramos ainda, nosso agradecimento ao CNPQ, financiador do Projeto PIBIC com o título: O princípio de realidade da modernidade: da razão filosófica à razão científica - Parte III, do qual esta produção faz parte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.