SOLUÇÕES DE MELHORIA DE ACESSIBILIDADE FÍSICA NO PRÉDIO DA SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (STI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC).
Resumo
A dificuldade de locomoção nos espaços urbanos pelas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida é algo presente. De acordo com o censo educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2010, 702.603 pessoas com algum tipo de deficiência foram matriculados no ensino básico, contudo, conforme dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, neste mesmo ano entre essas pessoas apenas 6,7% possuíam o Ensino Superior completo. Sabe-se que existem barreiras atitudinais, pedagógicas e digitais, porém, o estudo se concentra em apresentar soluções, haja vista que foi verificado a existência de barreiras físicas em prédios da UFC. A maioria das universidades federais, principalmente as mais antigas, possuem prédios e espaços que não se adequam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O objetivo do estudo é apontar as soluções viáveis para o prédio da STI da UFC, haja vista que foi verificado que esse edifício não é fisicamente acessível. A pesquisa foi baseada em um estudo anterior realizado no mesmo bloco pelos autores Silva e outros (2018). Na primeira etapa, o objetivo foi fazer um levantamento bibliográfico acerca de soluções apontadas por autores da área de Engenharia Civil e Arquitetura, bem como a observação in loco da estrutura predial por especialistas. A segunda parte objetiva apontar as soluções possíveis, levando em consideração os ajustes orçamentários que ora ocorrem na Administração Pública, bem como à luz do ordenamento jurídico brasileiro, da Política de Acessibilidade da UFC e da NBR-9050 da ABNT. O estudo de caso visa benefícios para todos, como a instalação de um elevador que dá acesso aos dois pavimentos superiores, uma cadeira elevatória instalada no corrimão da escada, no térreo seriam estabelecidos os seguintes espaços: uma sala acessível, um coworking, sala de relacionamento, sala de reuniões e banheiro acessível, em conformidade com os dispositivos legais pertinentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.