CONTROLE DE PRAGAS NA CULTURA DO MELOEIRO

Autores

  • Francisco Arlen Gomes da Rocha
  • Bárbara Sthefany Lima da Silva
  • Gabriel Ribeiro Barros
  • Guilherme Santos Lima
  • Antonio Bruno Castelo Branco de Sousa
  • Adunias dos Santos Teixeira

Resumo

Na agricultura convencional, a forma mais comum de combate a pragas é pelo uso de defensivos agrícolas. As pragas consistem em uma população de organismos capaz de causar danos às plantas, afetando o rendimento ou qualidade de seus produtos. Neste sentido, os bolsistas foram alocados em um experimento de pós-graduação no Laboratório de Eletrônica e Manejo Agrícola (LEMA), para o acompanhamento da implantação da cultura do meloeiro. Antes da implantação das sementes no campo, foram aplicados formicidas nos formigueiros pelo campo, pois as espécies que foram encontradas são pragas. Durante o desenvolvimento da cultura do melão, os alunos se envolveram na identificação de outras pragas como mosca branca e mosca-minadora, pragas típicas que causam prejuízos extremos devido ao ataque nos primeiros estágios de crescimento e a transmissão de viroses entre os meloeiros. Os alunos aprenderam a importância de estar devidamente paramentado e que apenas profissionais treinados poderiam executar as tarefas de pulverização. Esta conscientização no início do curso sobre os problemas no dia-a-dia do campo foi valiosa para orientar a visão dos conceitos a serem aprendidos em aula. No campo, sintomas de fungos foram observadas pelo aparecimento de manchas marrons no centro dos tecidos foliares que foram tratados utilizando fungicidas próprios para a cultura. Outro problema fitossanitário identificado no final do ciclo foi o Fusarium, um tipo de fungo que se espalha pelo tanto pelo solo como na agua da irrigação e que mata as plantas cultivadas rapidamente. Observou-se que o sintoma típico desta doença foi a planta murcha e o amarelecimento rápidos, evoluindo para morte das plantas. Seu controle consiste na eliminação segura. Esta dinâmica de integração entre alunos de graduação, pós-graduação e orientador tornou possível o entendimento de perspectivas ainda não identificados pelos alunos, permitiu conhecer sobre os desafios de ser um bom agrônomo e melhorou nossa relação interpessoal

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica