MULHERES EM C&T
Resumo
O objetivo desse trabalho é compreender a inserção de mulheres nas áreas das Ciências Exatas e das Engenharias. Propomos analisar a representatividade e participação de mulheres nas produções científicas e tecnológicas do estado do Ceará, além de buscar compreender os motivos para a subrepresentação feminina nessas áreas. O ponto de partidade desse projeto foi uma análise da quantidade de mulheres atuando em pesquisa nas áreas de Engenharia e Exatas no estado do Ceará. Percebemos que em algumas áreas, como a Física, pouquíssimas mulheres atuam como professoras e pesquisadoras do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A partir disso, tentamos entender as razões que levam a essa grande ausência feminina nessas áreas. Notamos que incentivos nas escolas primárias fazem com que poucas mulheres desenvolvam habilidades direcionadas para área de Exatas. Um exemplo claro desta situação é que meninos são instruídos e ensinados desde a infância a jogar xadrez e dama enquanto as meninas brincam apenas de boneca ou brinquedos da mesma categoria. Concluímos que, apesar do aumento significativo de mulheres nos últimos anos nas áreas de Ciências, Engenharia e Tecnologia como um todo, algumas áreas continuam sofrendo de uma baixa participação feminina, como são os casos da Física e da Engenharia de Computação. Propomos que tal realidade pode ser transformada a partir de atitudes e incentivos desde a infância e políticas de apoio as profissionais que atuam nessas áreas. Agradecemos à PRAE e à UFC pelo apoio financeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lays Rodrigues Oliveira, J., Celine de Oliveira Carvalho, A., Matias Teófilo, M. de F., & Helena Macedo de Vasconcelos, H. (2021). MULHERES EM C&T. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4708. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63830
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.