O RIACHO MACEIÓ: DA REQUALIFICAÇÃO E CRIAÇÃO DO PARQUE À SITUAÇÃO ATUAL – UMA ANÁLISE AMBIENTAL
Resumo
O Riacho Maceió trata-se de um recurso hídrico localizado no setor norte da cidade de Fortaleza, cuja foz está localizada na praia do Mucuripe, sendo um importante elemento de manutenção do equilíbrio ecológico, climático e uma área de lazer e harmonia paisagística. Atualmente seu curso está quase todo canalizado e vem sofrendo diversas agressões com suas águas contaminadas por esgotos e lixo doméstico, ocasionando alterações nas suas feições morfológicas, geológicas e na qualidade da água. O Parque do Riacho Maceió foi inaugurado em agosto do ano de 2014 a partir de uma Operação Urbana Consorciada (OUC) entre a Prefeitura de Fortaleza e a Nordeste Participação e Empreendimentos (Norpar) que requalificaram a área do riacho e construíram o Parque e uma via paisagística. O objetivo deste estudo é realizar uma análise ambiental do riacho Maceió desde a criação do Parque até os dias atuais. A metodologia empregada consistiu em um diagnóstico e monitoramento deste corpo d´água, através da identificação das principais fontes de poluição, da avaliação do grau de contaminação através da coleta e análises geoquímicas de amostras de sedimento e da quantificação de coliformes termotolerantes na água. Os resultados obtidos indicam alterações no substrato e contaminação bacteriológica da água, o que compromete a qualidade ambiental deste corpo d´água, representando um sério risco à saúde pública. A partir daí foram indicadas medidas mitigadoras a serem tomadas visando a minimização ou eliminação dos impactos adversos. Sugere-se a elaboração de um instrumento de planejamento e gestão que permita estabelecer a qualidade deste recurso hídrico de forma a atender seus usos específicos e a população. Apoio: PRAE/UFC; LABOMAR/UFCDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.