SEC: SÉRIE ESPANHOL E CULTURA
Resumo
O presente projeto SEC: Série, Espanhol e Cultura, que está no segundo ano consecutivo, analisa os contos produzidos por Murilo Rubião, investiga as relações existentes entre a vida e obra do autor, pesquisa sobre a inserção dos contos de Rubião no realismo mágico e identifica o(s) elemento(s) fantástico(s) presente(s) em cada conto com o objetivo de assegurar a qualidade e autenticidade na tradução dos contos do autor. Utilizou-se como referencial teórico Rosemary Arrojo (2007) e Paulo Rónai (1987), esses definem a tradução, mostram o papel do tradutor e orientam a como traduzir de modo fiel, utilizando estratégias de tradução, o objeto em análise. O desenvolvimento do projeto transcorreu em três etapas: 1) análise dos contos e vida de Rubião – tempo, espaço, personagens, temáticas, significado dos nomes, epígrafes, política, vida amorosa; 2) leitura sobre o referencial teórico “Oficina de Tradução: A teoria na prática” e “Escola de Tradutores”; 3) tradução de três contos por bolsista. Propôs-se a traduzir os contos de modo a considerar o significado, desse modo, fez-se necessária a utilização de estratégias tradutórias que preservassem o sentido original dos textos. O resultado do projeto é considerado exitoso, por isso, pretende-se produzir um artigo científico relatando o desenvolvimento do projeto visando contribuir para os pesquisadores e publicar a obra traduzida para que nativos falantes da língua espanhola ou pessoas que tenham conhecimento nessa língua possam ler essa fantástica obra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Soares Barbosa, C., Milena Vieira Martins, S., Kelly Rodrigues Oliveira, P., & Lima, S. de P. (2021). SEC: SÉRIE ESPANHOL E CULTURA. Encontros Universitários Da UFC, 5(12), 4833. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63955
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.