A COMUNICAÇÃO DE MODA EM 2020: UMA ANÁLISE DAS REVISTAS ELLE BRASIL E VOGUE BRASIL

Autores

  • Julia Goncalves Valentim Martins
  • Larissa Marques Maia
  • Israel Victor Nascimento Lima
  • Francisca Raimunda Nogueira Mendes

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa feita no primeiro semestre de 2020, realizada pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará. O trabalho possui como tema a comunicação de moda promovida por mídias impressas e digitais, promovendo uma análise das revistas Vogue Brasil e ELLE Brasil, canais midiáticos influentes no cenário jornalístico de moda atual. Por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e sites voltados para o estudo da moda, foram traçados os argumentos que constroem a base teórica deste trabalho, mapeando brevemente o surgimento das revistas femininas e seguindo até o modelo vigente no século XXI, considerando as influências tecnológicas e seus impactos nos meios de comunicação. A partir da análise proposta das revistas de moda ELLE Brasil e Vogue Brasil, pode-se compreender como estas produzem e comunicam informações, e identificar suas similaridades e diferenças. Foi possível observar que ambas se adaptaram ao âmbito digital, sem abandonar o formato tradicional - enquanto a Vogue Brasil possui uma publicação impressa por mês, a ELLE Brasil mudou seu formato tradicional e atualmente oferece quatro volumes anuais de livros colecionáveis. Além disso, as revistas possuem uma presença forte nas redes sociais e possuem sites com matérias exclusivas para assinantes e outras de livre acesso. Conclui-se, portanto, que, a partir da influência do âmbito digital na produção de conteúdo das revistas analisadas, a comunicação de moda atual tem adaptado seus meios de divulgação principais, aliando seus canais virtuais e impressos com o objetivo de ofertar ao consumidor um produto final diferenciado do modelo tradicional das revistas de moda. Sendo assim, as informações levantadas neste artigo são essenciais para compreender a comunicação de moda - esta que vem sendo construída por meio da utilização de diversos canais midiáticos, mas que se convergem e se complementam.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Goncalves Valentim Martins, J., Marques Maia, L., Victor Nascimento Lima, I., & Raimunda Nogueira Mendes, F. (2021). A COMUNICAÇÃO DE MODA EM 2020: UMA ANÁLISE DAS REVISTAS ELLE BRASIL E VOGUE BRASIL. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4124. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/63998

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial