A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Raiza Helena Ribeiro de Oliveira
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumo

O projeto Educologia busca pesquisar a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil e de que forma essa prática está sendo aplicada. O projeto é ligado ao Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), em seu artigo 2º, diz que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades educacionais, sejam eles formais ou não formais, e, no artigo 10, diz que a Educação Ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades educacionais (BRASIL, 1999). Diante disso, pode-se constatar que a Educação Ambiental é um assunto que deve estar presente em toda a Educação Básica. Este trabalho busca apreender a importância de uma Educação Ambiental crítica a ser desenvolvida desde a Educação Infantil e como isso irá repercutir no desenvolvimento social das crianças. A pesquisa, que ainda está em desenvolvimento, ocorreu no ano de 2020 e tem como projeção o seu final para o primeiro semestre de 2021. Os encontros do grupo de estudos, em que se debate sobre os textos preestabelecidos, ocorreram semanalmente durante o primeiro semestre de 2020; e quinzenalmente no segundo semestre e permanecerão assim em 2021. Durante os encontros, um ponto que ficou bastante evidente é de como a Educação Ambiental é trabalhada de maneira tradicional, principalmente na Educação Infantil, muitas vezes limitando-se a datas comemorativas e pontuais, sem nenhum trabalho sobre a problemática que envolve a Educação Ambiental, ou seja, sem nenhum significado. Dessa forma, entende-se que, para que os princípios básicos da Educação Ambiental sejam desenvolvidos de forma transversal, em todos os níveis educacionais, é necessário que haja uma Educação Ambiental crítica, que parta da realidade em que a criança esteja inserida, para que haja sentido para ela, de modo que possa apropriar-se de tais conhecimentos.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial