A INSERÇÃO DAS MULHERES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Tem esta pesquisa o objetivo de compreender quais os motivos que levaram mulheres, sejam estas cisgêneros ou transgêneros, a escolher o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, tendo como objetivos: 1) compreender como se deu a construção de um magistério, especialmente para os anos iniciais da escola, majoritariamente feminino; 2) conhecer como foi sendo construída a história de vida dessas discentes; e 3) investigar quais motivações lhes levaram a escolher o curso de Pedagogia para adentrarem. No Brasil, a maioria esmagadora das funções e cargos exercidos pelos profissionais da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental são ocupados pelo gênero feminino, fenômeno que não é observado em outras licenciaturas. Segundo Louro (2012, p. 450), “[...] passam a ser associadas ao magistério características tidas como ‘tipicamente femininas’: paciência, minuciosidade, afetividade, doação”. A Pedagogia, por ser um curso da área da educação, foi visto como um lugar estritamente feminino. Louro (2012) traz que o magistério foi colocado como uma “extensão da maternidade”, mas se pode estender esse termo para a Pedagogia. Como modo de coleta de dados, serão utilizados formulários e também entrevistas com alunas se insiram em diversos grupos sociais. Segundo Oliveira (2018), através da pesquisa qualitativa, pode-se ter uma melhor compreensão sobre a subjetividade dessas alunas da Faculdade de Educação da UFC e pode-se ter uma melhor compreensão sobre quais os motivos que lhes fizeram escolher o curso de Pedagogia. Os resultados alcançados até agora são prévios, pois a pesquisa não foi finalizada, apenas iniciada em projetos anteriores. O que se pode concluir provisoriamente, então, é que, apesar de as mulheres terem maiores possibilidades no mercado de trabalho, não tendo que se prender apenas ao magistério ou a profissões ditas femininas por suas características, ainda assim existe uma crença que elas seriam as mais indicadas para cumprir tais funções.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.