A PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Talita Kelly Santos Bezerra
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumo

O presente trabalho possui o objetivo de analisar a importância da pesquisa para a formação docente inicial, a partir de uma avaliação dos encontros de leituras e reflexões realizados pelo projeto Clube de Escrita Criativa, vinculado ao Programa de Educação Tutorial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. O referido projeto tem o intuito de realizar intervenções que contemplem práticas de leitura e escrita em escolas públicas. Além de ser extensionista, ele possui um eixo de pesquisa tendo em vista o processo formativo de seus participantes. Neste contexto, sabe-se que a pesquisa é indispensável para a formação e atuação docente, uma vez que a reflexão da práxis vai ao encontro de diversas teorias pedagógicas. Nesse sentido, Nóvoa (2017) afirma que é necessário incorporar a pesquisa desde o início da formação inicial, visando sempre à publicação de trabalhos científicos para fortalecer a profissão docente. Por sua vez, Freire (1996) também faz com que se reflita sobre a importância da pesquisa, ao afirmar que o ensino e a pesquisa são indissociáveis na práxis docente. Acerca dos pressupostos metodológicos utilizados neste trabalho, no semestre 2020.1 foram realizados 13 encontros para a discussão de publicações com temáticas pertinentes às atividades de extensão do projeto, tais como formação de professores, letramento e alfabetização. Esses encontros permitiram a compreensão de que a pesquisa é necessária na formação docente inicial, por meio da qual é possível analisar a realidade escolar de forma científica, descobrir práticas progressistas de ensino e refletir sobre certas posturas dos sujeitos presentes nas experiências de extensão do grupo. Em suma, a pesquisa deve estar presente na prática docente, sendo importante que haja a construção do perfil de professor pesquisador.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial