A RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E COMPORTAMENTO DE COMPRA ECOLÓGICA
Resumo
As diversas mudanças e tragédias ambientais as quais o mundo está sendo exposto, vêm fazendo com que uma parcela considerável da sociedade repense seu comportamento e sua relação com o meio em que está inserido, sobretudo quanto à obtenção e quanto ao uso dos recursos naturais. Com isso, percebe-se o surgimento de uma nova e de uma crescente fatia de mercado, que, sendo suprida, torna possível gerar valor ao bem ou serviço ofertado, o que permite uma vantagem competitiva em relação ao mercado. Diante desse contexto, este trabalho utiliza-se de determinados conceitos, dos quais podem ser citados: atitudes sociais positivas, valores de consumo verde, receptividade à publicidade ecológica e, por fim, comportamento de compra ecológica. Assim, fazendo uso de uma abordagem quantitativa e que tem como método de pesquisa um levantamento, junto a consumidores residentes no Brasil, este estudo tem como objetivo geral identificar as características do comportamento de compra ecológica e de seus antecedentes, que são atitudes sociais positivas, valores de consumo verde e receptividade à publicidade ecológica, em brasileiros, a partir da diferença de gênero do público entrevistado. Além disso, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, contendo a escala elaborada por Paço, Shiel e Alves (2018). Dessa forma, a partir da junção de dados estatísticos e de conceitos teóricos referentes à temática, espera-se que esse artigo contribua no avanço das pesquisas neste campo, ao analisar a influência do gênero do consumidor em seu comportamento de compra voltado à sustentabilidade.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Tereza Lavor Torres, F., & Machado, D. de Q. (2021). A RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E COMPORTAMENTO DE COMPRA ECOLÓGICA. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4138. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64012
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.