ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA: CONCEITOS E APLICAÇÃO
Resumo
Em diversas áreas do conhecimento, é comum a ocorrência de dados categóricos, ou seja, aqueles que são registrados como categorias de respostas. Para realizar análises envolvendo esse tipo de dado é necessária a utilização de técnicas específicas. Uma dessas técnicas é a análise de correspondência, um método de análise estatística multivariada, que tem como um dos objetivos verificar a associação entre variáveis categóricas organizadas em tabelas de contingência. Através dessa técnica é possível também representar linhas e colunas da tabela como pontos no espaço, possibilitando avaliar graficamente se as variáveis e as categorias de interesse se afastam do pressuposto de independência, verificar se as variáveis indicam algum tipo de associação e ainda perceber como se dá esta associação. A análise de correspondência pode ser executada nas formas simples ou múltipla, a depender do número de variáveis de interesse envolvidas no estudo. Apenas para o caso de mais de duas variáveis, utiliza-se a análise de correspondência múltipla. O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar conceitos sobre a análise de correspondência, empregar essa análise em um conjunto de dados e mostrar o que se ganha em relação ao teste de independência de qui-quadrado. Para o desenvolvimento do trabalho será empregada a análise de correspondência simples com utilização do programa computacional R.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Travassos Almeida da Silva, K., & Targino Nojosa, R. (2021). ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA: CONCEITOS E APLICAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4144. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64018
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.