ANÁLISE DE DADOS CATEGÓRICOS EM ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
Resumo
Estudos envolvendo variáveis categóricas são comuns em diversas áreas de pesquisa, como, saúde, humanas, engenharias. Neste trabalho, teve-se como tema a Análise de Dados Categorizados em estudos clínico-epidemiológicos. O objetivo geral é compreender a utilização dos estudos epidemiológicos, e com isso, apresentar os diferentes tipos de esquemas amostrais e observar as características de cada um deles. Através de uma revisão bibliográfica, foram vistos alguns desses estudos, conduzidos com frequência em pesquisas epidemiológicas, são os de coorte, caso-controle, transversais e os ensaios clínicos aleatorizados. Cada um desses estudos apresenta particularidades, como por exemplo, seu esquema amostral (processos de amostragem), diferenciando-se por prospectivo/longitudinal, retrospectivo ou pelo status da exposição e da doença registrados momentaneamente. Através das tabelas de contingência 2x2, e suas representações gráficas pode-se observar as particularidades de cada estudo. Neste contexto, utilizou-se alguns exemplos, propostos no livro de Giolo (2017, Introdução à Análise de Dados Categóricos com Aplicações), com o uso do software estatístico gratuito R, para análise das tabelas e obtenção dos gráficos, fazendo uso dos pacotes disponíveis no próprio programa. O trabalho se mostrou útil principalmente pelo estudo de uma metodologia que se tem interesse em resolução de problemas práticos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.