ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE COMPRA ECOLÓGICA E SEUS ANTECEDENTES EM SÓCIOS-TORCEDORES DE CLUBES DE FUTEBOL

Autores

  • Ana Samira dos Santos
  • Diego de Queiroz Machado

Resumo

É perceptível a tomada no mercado de produtos e marcas preocupadas com a sustentabilidade e o meio ambiente, isso está ocorrendo porque também o perfil de consumidor sustentável, que decide suas opções de consumo de bens e serviços de forma a levar em consideração o respeito aos recursos ambientais, vem crescendo. Diante disso, o presente trabalho, tem como objetivo analisar as características do comportamento de compra ecológica e seus antecedentes em sócios-torcedores de clubes de futebol. São esses antecedentes: as atitudes sociais positivas, presentes naqueles que estão dispostos a agir de maneira ecológica e comportar-se de maneira eficaz em termos ambientais; os valores de consumo ecológico, fortemente presentes nos consumidores que são orientados a proteger os recursos ambientais e pessoais, aumentando sua propensão pela aquisição de produtos ecológicos; e a receptividade à publicidade ecológica, que é definida como a medida em que os consumidores prestam atenção e estão dispostos favoravelmente à publicidades que usam as mensagens verdes. Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa, mediante método survey, com o uso de um questionário estruturado contendo a escala desenvolvida por Paço, Shiel e Alvez (2018) e traduzida e adaptada por Silva, Machado e Guimarães (2019). Tendo em vista que o futebol é um esporte de amplo interesse no contexto mundial e reconhecendo que a sustentabilidade incluída neste mercado ainda é algo que precisa ser mais explorada academicamente, espera-se obter deste estudo dados comprovando que mesmo com o forte peso desse esporte, seus sócios-torcedores ainda não tem uma grande preocupação ligada ao consumo sustentável.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial