ANTIPARTIDARISMO, POPULISMO E VOTO EM CANDIDATOS OUTSIDERS: RESULTADOS DE UM SURVEY ONLINE
Resumo
Os últimos anos foram marcados por um grande aumento nos estudos e discussões sobre a democracia e suas perspectivas, sendo o populismo constantemente apontado pela literatura especializada como um dos principais vilões dos regimes democráticos. O presente trabalho tem como pretensão fazer uma discussão do populismo associado a outro grande fenômeno que tem surgido com maior frequência dentro das democracias nos últimos anos, os outisders políticos. Entender os dois fenômenos de forma conjunta se mostra possível pelas características comuns que eles, ou seja, o discurso antissistema, repulsa ao sistema político vigente, atuação pelos novos mecanismos de comunicação, entre outros. Além desta discussão teórica, buscamos movimentar as características de populistas e outsiders dentro da realidade social a partir de um questionário online e buscar encontrar características sociais de sujeitos que tendem a votar e aceitar outsiders no campo político. Utilizando de metodologia quantitativa (análise de regressão), testamos a propensão do voto nestes tipos de candidatos em função de três principais variáveis: insatisfação com os partidos políticos, baixa participação institucional e confiança em meios de comunicação não tradicionais. Os resultados obtidos apontam para uma correlação satisfatória apenas para a primeira variável, ou seja, desconfiança nos partidos políticos. Tal resultado nos dá possibilidade de questionar a literatura consolidada sobre o tema e inferir que, possivelmente, é principalmente pela insatisfação com os partidos políticos que as pessoas aceitam populistas e outsiders no cenário político, o que em outras palavras pode também significar uma crise de representatividade de nosso sistema político.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.