ARTE: PROCESSO FORMATIVO E ATIVIDADE HUMANA - PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Autores/as

  • Thuany Asevedo Farias do Vale
  • Claudiana Santos da Silva
  • Mateus Sampaio Alves
  • Jose Gerardo Vasconcelos

Resumen

Tem esse trabalho o objetivo de fomentar reflexões sobre o lugar da arte na formação humana. Segundo Freire (1996), a educação é o caminho para o conhecimento e desvelamento do mundo, onde o ato de desvelar é o fio condutor para as interpretações, sentidos e ações frente ao objeto de conhecimento. Neste sentido, a arte estabelece uma relação com a educação devido ao seu papel de aproximação e possibilidades de encontros com novas experiências. De acordo com Vygotsky (2009) a arte permite que o sujeito reflita sua existência possibilitando intervenções diante das vivências que o cercam, oportunizando assim reflexão sobre a realidade, tornando-a um instrumento da construção humana. Segundo Karl Marx, o ato de criar é uma condição necessária para existência humana, desta forma, ao pensar a arte e a educação como um processo de humanização, que tem como característica a ação do homem diante da complexificação da sociedade nos permite dialogar com as categorias de desenvolvimento social apontadas nas análises de Luckács e Vazquez sobre educação estética e o uso da arte como ferramenta de sensibilização e conscientização frente aos acontecimentos do cotidiano. Levando em consideração que a educação estética marxista serve como instrumento propulsor de uma prática pedagógica emancipatória faz-se necessário refletir sobre a maneira como educadores vivenciam e promovem a arte em suas práticas.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial