ARTE: PROCESSO FORMATIVO E ATIVIDADE HUMANA - PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Resumen
Tem esse trabalho o objetivo de fomentar reflexões sobre o lugar da arte na formação humana. Segundo Freire (1996), a educação é o caminho para o conhecimento e desvelamento do mundo, onde o ato de desvelar é o fio condutor para as interpretações, sentidos e ações frente ao objeto de conhecimento. Neste sentido, a arte estabelece uma relação com a educação devido ao seu papel de aproximação e possibilidades de encontros com novas experiências. De acordo com Vygotsky (2009) a arte permite que o sujeito reflita sua existência possibilitando intervenções diante das vivências que o cercam, oportunizando assim reflexão sobre a realidade, tornando-a um instrumento da construção humana. Segundo Karl Marx, o ato de criar é uma condição necessária para existência humana, desta forma, ao pensar a arte e a educação como um processo de humanização, que tem como característica a ação do homem diante da complexificação da sociedade nos permite dialogar com as categorias de desenvolvimento social apontadas nas análises de Luckács e Vazquez sobre educação estética e o uso da arte como ferramenta de sensibilização e conscientização frente aos acontecimentos do cotidiano. Levando em consideração que a educação estética marxista serve como instrumento propulsor de uma prática pedagógica emancipatória faz-se necessário refletir sobre a maneira como educadores vivenciam e promovem a arte em suas práticas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.