AUXÍLIO À INCLUSÃO DIGITAL NO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS

Autores

  • Mario Anderson Nunes de Castro
  • Thais de Souza Barros
  • Gerardo Silveira Viana Junior

Resumo

O PET Educação Musical tem como uma de suas principais atividades prestar auxílio ao corpo docente e discente em demandas relacionadas à inclusão e à acessibilidade, através do grupo de Pesquisa em Educação Musical Inclusiva (EMI). Diante da situação de Pandemia a maior problemática diagnosticada foi relacionada à Inclusão Digital. Solicitações de auxílio no uso de ferramentas partiram do corpo discente, pois, por falta de domínio e conhecimento para acessar as aulas de forma remota, os estudantes se viram deslocados do processo. As principais questões estavam relacionadas às novas ferramentas que seriam utilizadas, tais como google sala de aula, google meet, e-mail institucional, dentre outras. Alunos, de uma forma geral, buscavam por assistência, mas a maior demanda se deu por conta dos discentes que ainda não estavam incluídos digitalmente. Alguns desses estudantes não usavam celulares smartphones, tablets e tinham acesso a poucos recursos de computadores. Como as ações de inclusão digital vindas da Universidade se limitaram a recursos tangíveis, chip e aparelhos, e não havendo mobilização do nosso colegiado para prestar esse auxílio, o grupo EMI se mobilizou e elaborou tutoriais básicos e acessíveis para que esses estudantes pudessem estar incluídos de forma mais completa nas atividades remotas do nosso curso. Para fins de embasamento foram utilizados os seguintes referenciais teóricos: ALMEIDA (2020), BACICH (2018) e PEROSINI (2017). Optamos por fazer os tutoriais em vídeo e deixá-los públicos nas páginas oficiais do PET Educação Musical para que os estudantes pudessem recorrer a este material. Na elaboração dos tutoriais utilizamos as ferramentas InShot, editor de vídeo, e Canva, para layout. Como resultados deste trabalho observamos que os estudantes se sentiram melhor direcionados sobre onde as aulas aconteceriam e aptos a participar de forma concreta nas aulas remotas.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Anderson Nunes de Castro, M., Barros, T. de S., & Silveira Viana Junior, G. (2021). AUXÍLIO À INCLUSÃO DIGITAL NO CURSO DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4156. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64030

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial